Aampare uma Criança
Apadrinhar é uma ato de amor. 💙💚💛🩵🩷💜
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Uma condição permanente que acompanhará o indivíduo por todas as etapas da vida, mas por se tratar de um espectro apresenta variados níveis de intensidade, dependendo das necessidades de suporte de cada indivíduo.
O diagnóstico do TEA é realizado por uma equipe de profissionais: médico pediatra, neurologista ou psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, pedagogos, através de observação clínica do comportamento, entrevista, aplicação de questionário e/ou teste para avaliar se o indivíduo apresenta sinais que o enquadre no espectro autista.
O diagnóstico contribui para a compreensão da família ou indivíduo com sautismo, permitindo que o mesmo receba o tratamento adequado as particularidades de seu quadro clínico. Através do acompanhamento clínico multidisciplinar os sintomas são identificados e assim, definidas as intervenções necessárias que irá depender da intensidade do transtorno e idade do paciente.
O tratamento associa diferentes terapias visando contribuir na melhoria das habilidades sociais, comunicativas, adaptativas e organizacionais do indivíduo. Com isso, os sintomas tendem a ser compreendidos e amenizados ao longo da vida, favorecendo a qualidade de vida do indivíduo e de sua família.
Texto escrito pela psicóloga Joelma Valotto CRP 08/29756, baseado no DSM-5 CID11